Festa Junina!

Santa Isabel, irmã de Ana que era a avó de Jesus, era tia e muito amiga de Maria. ( Nossa Senhora ). Sempre estavam juntas. Quando Santa Isabel engravidou, contou a Nossa Senhora que teria um menino e que ele se chamaria João Batista, porém, elas moravam longe e Isabel teve a idéia de acender uma fogueira para avisar quando o menino nascesse, desta forma, Maria veria de sua casa, um grande clarão, e assim, poderia socorrer a tia depois do parto.

A tradição dessas festas nos foi trazida pelos portugueses e logo incorporada pelos índios e negros do Brasil. Aqui, acrescentaram algumas comidas como o AIPIM, que é a mandioca, jenipapo, o leite de coco e mais. A quadrilha vem dos franceses inspirados em passos e marcações na dança da nobreza européia. Os fogos de artifício nos chegam pelas mãos dos chineses. Mas contam os historiadores, que o pai de João Batista, Zacarias, andava muito triste. Era louco para ter um filho para brincar com ele - um belo dia apareceu um anjo a ele, e disse-lhe que teria um filho homem. Zacarias ficou tão emocionado que perdeu a voz. Ao nascer o menino de nome João, Zacarias ao pegou-o no colo e disse: João Batista! E assim a aldeia em que morava, festejou com grande alegria soltando fogos a cerca da fogueira - tudo isso, com muita alegria.

Dia 13 de Junho é comemorado o dia de Santo Antonio, queridíssimo em Portugal e no Brasil. Ficou conhecido como o Santo casamenteiro e há moças que a espera de seu par, fazem verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antonio. Na verdade ELE é milagroso e VOCÊ é um milagre da vida, um filho de DEUS. Sendo assim, basta rezar com FÉ! Conversar com ELE e fazer o seu pedido, dizer o que precisa, sem maldades ou materializar algo de "ruim" para alcançar sua graça.

Dia 24 de Junho é comemorado o dia do Santo festeiro, o de São João Batista, filho de Zacarias. Ele protege os casados, e também os que tem dor de cabeça e de garganta. Dizem que no dia 24, ele adormece, pois se visse o clarão de tantas fogueiras, ele desceria à terra!

Dia 29 de Junho é comemorado o dia de São Pedro. Este foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Protetor dos pescadores, o que guarda a entrada da porta do céu, o que encerra as festas Juninas e também protetor das viúvas. Quem tem o seu nome, deve no dia dele acender uma fogueira na porta de sua casa.

A Quadrilha é dançada para comemorar as festas Juninas, e para o homem da roça, agradecer a colheita. Essa gente do campo é religiosa e trabalhadora, tem respeito por Deus! Como a Quadrilha tem origem francesa, algumas das marcações até hoje, são faladas em francês, como o Balancê, returnê, tour e por aí vai. A dança lembra muito, os bailes da nobreza vista em filmes comumente.

Afirmo que quando quero alguma coisa, costumo falar direto com Jesus, que foi um dos nossos. Ninguém mais do que ELE, sabe o que precisamos e o que queremos. Basta "conversar" com ELE de maneira dedicada e simples. ELE atenderá o seu pedido, acredite, afinal, foi ELE que escolheu ser nosso irmão.

Quando agradeço alguma coisa que acontece de bom na minha vida, invoco Nossa Senhora, a mãe DELE. Ninguém pode estar mais perto rsrsrsr. Aproveito a alegria e agradeço a todos esses Santos de primeiríssima linha, tudo o que tenho de bom na vida. E assim, sigo feliz!!

Boas festas aos meus amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pílula Anticoncepcional - Assassina!

Tropeços, quedas e sofrimento para todos!

MacArthur Park